Registro Principal
O registro principal de pessoa física é destinado aos profissionais que atuam no Estado de Santa Catarina e que não possuem registro em CRA de outro estado.
O registro é realizado da seguinte forma:
- Preenchimento do cadastro de pré-inscrição e envio/upload das cópias dos documentos abaixo relacionados através dos serviços online (link);
- Quitação das taxas de inscrição e da anuidade proporcional do ano corrente, disponibilizados ao final do procedimento de pré-cadastro;
- Assinatura da ficha de inscrição junto com os demais documentos e o termo de veracidade das informações que serão enviados por email, após o recebimento da documentação.
Deve ser observado, no início do preenchimento, a correta sinalização do formato da sua categoria de formação, (Administrador, Tecnólogo, Gestor, Técnico em Administração ou Tecnólogo) e o seu tipo de inscrição – (PRINCIPAL PESSOA FÍSICA).
Concluída a pré-inscrição, esta será verificada pelo Conselho, o qual encaminhará o link para a assinatura digital da ficha de inscrição e da documentação em até 3 dias úteis, após a conclusão do pré-cadastro e após a confirmação do pagamento da taxa de inscrição e da anuidade proporcional do ano corrente.
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS
- Via original ou cópia do diploma de graduação (frente e verso).
- Cópia de 1 (uma) foto 3×4 em padrão documento, colorida, recente, de frente e com o fundo branco;
- Cópia de sua assinatura em papel de fundo branco (para confecção da carteira de identidade profissional).
- Cópia do RG (não será aceito CNH). O RG deverá estar em perfeito estado de conservação, não havendo qualquer sinal de violação e deverá permitir a identificação da foto contida no documento com seu portador;
- Cópia do CPF (caso não conste no RG);
- Certidão de Quitação Eleitoral (exceto para estrangeiros com visto permanente)
- Cópia do comprovante de residência com CEP: em nome do requerente, de parente ascendente (pai ou mãe) ou cônjuge (será aceita conta de consumo, com no máximo 60 dias da data de emissão);
- Cópia do Certificado de Reservista (apresentação obrigatória para homens de faixa etária entre 18 e 45 anos).
VALORES
Os valores das taxas e das anuidades são fixados pela Resolução Normativa CFA Nº 632 de 17 de outubro de 2023, a qual dispõe sobre os valores das anuidades, taxas e multas devidas aos Conselhos Regionais de Administração e dá outras providências
Ao solicitar o registro como Profissional será cobrada:
- a Taxa de Registro Profissional com emissão da 1º Via da CIP (Carteira de Identidade Profissional) podendo verificar o valor neste link;
- a Anuidade Proporcional, de acordo com o mês em que o registro for realizado.
Atenção formandos: Registros efetuados em até 90 dias da data da efetiva colação de grau ficam isentos da anuidade relativa ao ano do registro, bem como será concedido 50% de desconto na anuidade do ano subsequente, devendo ser quitadas apenas as taxas relativas à inscrição e emissão da carteira de identidade profissional.
CERTIDÃO DE REGISTRO E DE REGULARIDADE
Após a ativação do seu registro, caso desejado, você pode solicitar ao CRA-SC a emissão da certidão de registro e de regularidade, que é o documento que comprova que o profissional está devidamente registrado no conselho e encontra-se habilitado para o exercício das suas atividades profissionais.
Maiores informações estão neste link:
OBSERVAÇÕES
Só efetuamos o registro dos profissionais que apresentarem toda a documentação solicitada, comprovarem o pagamento das taxas correspondentes e procederem à posterior assinatura digital da ficha de inscrição. Caso contrário, a solicitação será arquivada sem ativação do registro.
Diploma estrangeiro: quando o diploma for emitido no exterior, deve primeiro ser revalidado por um órgão competente para verificação da compatibilidade do curso com o regulamentado no Brasil. Essa revalidação pode ser feita por qualquer universidade pública que ofereça o curso de Administração reconhecido pelo MEC e é de responsabilidade do interessado.
CARTEIRA DE IDENTIDADE PROFISSIONAL
A Carteira de Identidade Profissional pode ser baixada de forma digital logo após o registro (sem custos adicionais), sendo necessário, para isso, seguir as orientações disponibilizadas Neste Link.
No caso de opção pela carteira de identidade profissional física, ela será encaminhada pelos Correios, via AR, conforme prazos previstos na tabela a seguir.
PRAZOS PARA O REGISTRO
ETAPAS | RESPONSÁVEL | PRAZO | |
ETAPA I | Prazo para conferência do preenchimento do pré-cadastro, da documentação anexada via serviços online e do pagamento da taxa e da anuidade | CRA-SC | até 3 dias úteis |
ETAPA II | Prazo para envio da documentação a ser assinada eletronicamente pelo profissional, via email | CRA-SC | até 3 dias úteis após a etapa I |
ETAPA III | Prazo para assinatura dos documentos enviados pelo CRA-SC | Profissional | até 3 dias úteis após o recebimento |
ETAPA IV | Prazo para ativação do registro e fornecimento do número do registro | CRA-SC | até 3 dias úteis após o recebimento da documentação assinada digitalmente |
ETAPA V | Confecção e envio da CIP* *inexistente para pessoa jurídica | CRA-SC | Impressa: prazo de 10 a 15 dias úteis para postagem Digital: até 48 horas após a ativação do registro |