Você está visualizando atualmente Administrador é nomeado para cargo de reitor da UFSC

Administrador é nomeado para cargo de reitor da UFSC

Lideranças da Administração participaram de reunião com o Adm. Irineu Manoel de Souza

O Ministério da Educação publicou nesta semana, no Diário Oficial da União, a nomeação do Adm. Irineu Manoel de Souza para o cargo de reitor da Universidade Federal de Santa Catarina para os próximos quatro anos. O Decreto foi assinado pelo Presidente da República, Jair Bolsonaro, e pelo Ministro da Educação, Victor Godoy.

Nesta quinta-feira, 7 de julho, representantes do Conselho Regional de Administração de SC e Conselho Federal estiveram na universidade para parabenizar o reitor e colocar o Sistema CFA/CRAs à disposição da universidade para parcerias estratégicas e ações institucionais.

Os Administradores foram recepcionados pelo Adm. Irineu Manoel de Souza, a vice-reitora Joana Célia dos Passos e o chefe do Gabinete da Reitoria, Adm. Bernardo Meyer. É a primeira vez na história sexagenária da universidade que um Administrador, oriundo do Departamento de Ciências da Administração, assume o posto de reitor.

Estiveram presentes: o presidente do CRA-SC, Adm. Djalma Henrique Hack; o conselheiro federal por SC, Adm. Evandro Fortunato Linhares; o diretor da Câmara de Gestão Pública do CFA, Adm. Fábio Mendes Macêdo; e a gerente executiva do CRA-SC, Adm. Fernanda Cachapuz. A visita do CRA-SC foi a primeira oficial do reitor, após a nomeação na terça-feira.

A comitiva do CRA-SC, durante a reunião, apresentou possibilidades de parcerias e realização de eventos e atividades em conjunto. “Parabenizamos o primeiro reitor Administrador da UFSC e desejamos sucesso, com a certeza de que realizará um grande trabalho em prol da universidade e de toda sociedade catarinense”, ressaltou Djalma Hack.

A cerimônia de posse oficial está agendada para esta sexta-feira, 8 de julho, às 10h no Auditório Garapuvu, do Centro de Cultura e Eventos da UFSC. O CRA-SC estará representado no evento.

Sobre Irineu Manoel de Souza

Nascido em São Pedro de Alcântara, Irineu Manoel de Souza, 66 anos, atuou como diretor do Centro Socioeconômico (CSE) até sua eleição para reitor. Ingressou na UFSC em 1974, como servidor público na carreira administrativa, tendo dirigido o Departamento de Administração Escolar e o Departamento de Recursos Humanos da UFSC. Em 2010, ingressou por concurso no magistério público federal. Irineu é mestre em Administração (UFSC) e doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento (UFSC). Lotado no Departamento de Administração do CSE, é professor na Graduação e também na Pós-Graduação em Administração.

Sobre Joana Célia dos Passos

Joana Célia dos Passos atuou, até sua nomeação como vice-reitora, como diretora do Centro de Ciências da Educação (CED). Joana nasceu no município de Rio Negro, no Paraná, e tem 58 anos. Professora há 39 anos, sendo 29 no ensino superior, Joana é mestra e doutora em Educação pela UFSC. Exerce a docência no Departamento de Estudos Especializados em Educação e nos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e Pós-Graduação Interdisciplinar de Ciências Humanas (PPGICH). A professora Joana tem experiência na concepção e execução de políticas públicas para a educação, tendo coordenado a formulação de políticas de educação de jovens e adultos para trabalhadores(as) rurais (CUT e Ministério da Educação) e atuado como consultora da UNESCO e do PNUD na formulação de políticas de EJA.

Fonte: UFSC