Você está visualizando atualmente CRA-SC e CFA promovem Workshop em Florianópolis

CRA-SC e CFA promovem Workshop em Florianópolis

O Workshop de Gestão Pública do CRA-SC: Índice IGM-CFA foi aberto oficialmente nesta terça-feira, 5 de julho, na sede do Tribunal de Contas de Santa Catarina, em Florianópolis. O evento, promovido pelo Conselho Regional de Administração de SC e Conselho Federal de Administração, faz parte das celebrações do Dia do Administrador Público.

“Iniciamos os trabalhos parabenizando os Administradores Públicos por esta data. O workshop irá auxiliar gestores municipais a visualizar as necessidades e boas práticas de sua região, priorizar políticas públicas, além de promover o debate sobre a importância da gestão municipal profissional”, destacou o presidente do CRA-SC, Adm. Djalma Henrique Hack, durante a abertura oficial.

As atividades do dia foram mediadas pelo diretor da Câmara de Gestão Pública do CFA, Adm. Fábio Mendes Macêdo e o Adm. Cássio Mattos Dias.

Entre as autoridades, estiveram presentes: a vice-presidente do CRA-SC, Adm. Karen Bayestorff; os conselheiros federais Adm. Evandro Fortunato Linhares e Adm. Isabela Müller; o Adm. Fernando Amorim da Silva, representando o presidente do TCE/SC, Adircélio de Moraes Ferreira Júnior; a coordenadora-geral da Câmara de Administração Pública, Adm. Samara Bernardino; o coordenador executivo da Câmara, Adm. Eduardo Hübler, além dos conselheiros estaduais do CRA-SC.

O evento foi aberto com a apresentação do IGM-CFA. O indicador, elaborado pelo Sistema CFA/CRAs, condensa informações de diversas variáveis como educação, saúde, gestão, gestão fiscal, gestão ambiental, transparência, efetividade, informatização, planejamento urbano, articulação institucional, recursos humanos, habitação, vulnerabilidade social, e Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), criando parâmetros para auxiliar gestores na definição de prioridades no mandato.

Posteriormente, os participantes conheceram o funcionamento da plataforma desenvolvida pelo CFA e cases de sucesso já registrados pelo país, diante da utilização do IGM-CFA como ferramenta de diagnóstico dos indicadores da gestão.

No período vespertino, os Administradores foram distribuídos em grupos para utilização da plataforma na prática. Cada grupo selecionou uma cidade catarinense para elencar uma matriz de prioridades do município, de acordo com os dados do IGM-CFA.

Os grupos foram provocados a desenvolver um Diagrama de Ishikawa com o intuito de descobrir as causas e efeitos dos índices registrados no município e, posteriormente, um plano de ação 5W2H para apontar as possibilidades de solução dos problemas. Cada grupo contou com o tempo de 10 minutos para apresentação de seu case.

Os trabalhos seguem nesta quarta-feira, na capital catarinense. A partir das 9h, a apresentação terá como foco prefeitos, secretários municipais, gestores públicos e demais interessados no tema. O evento é gratuito e ocorrerá no período da manhã, na sede do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC), na capital catarinense.

Para mais informações e inscrições acesse: https://bit.ly/3NTlBHl