Você está visualizando atualmente Erpa Sul é aberto oficialmente

Erpa Sul é aberto oficialmente

Evento ocorre em Caxias do Sul

Começou nesta segunda-feira, 20 de novembro, o Encontro Regional dos Profissionais de Administração da Região Sul (Erpa Sul). O evento, realizado pelos Conselhos Regionais do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina (CRA-RS / CRA-PR / CRA-SC), em parceria com o CFA, ocorre no UCS Teatro, em Caxias do Sul-RS.

O tema do encontro é “ESG: Da Teoria à Prática”. A proposta é discutir os pilares do Environmental, Social and Governance, termo em inglês que deu origem ao acrônimo ESG, que é uma abordagem que estabelece ações e iniciativas alinhadas com questões ambientais.

O presidente do CRA-SC, Adm. Djalma Henrique Hack, participou da abertura oficial e falou sobre a urgência em pensar e discutir o protagonismo dos profissionais de Administração à frente da ESG. “O Sistema CFA/CRAs não pode deixar de ser modelo para as organizações, para os profissionais e para a sociedade”, defendeu.

Além do presidente, estão presentes em Caxias do Sul representando o CRA-SC, os conselheiros: Adm. Neemias de Brito Verom, Adm. Geraldo Luiz Kalkmann, Adm. Carla Vanessa Merkle Titz, Adm. Leandro José João e Adm. Kéti Círico. A conselheira federal Adm. Isabela Fornari Müller. A Adm. Samara Regina Bernardino, coordenadora Geral do Núcleo de Integridade e Compliance do CRA-SC, a Adm. Raphani Valentim dos Santos, coordenadora Geral do CRA-SC Jovem. E os colaboradores: Adriana Gonçalves, Anderson Celso Dal Pont, Gisele da Silva Rodrigues e Lucas Amante Cardoso.

Na abertura do evento, o presidente do CRA-RS, Adm. Flávio Cardoso de Abreu, reforçou a importância em discutir o tema. “Estamos vivendo situações de etarismo, machismo, racismo, desastres naturais e alterações climáticas intensas, sem contar as fraudes fiscais e aos credores. Por isso, precisamos tratar do ESG”, explicou.

Em seguida, o presidente do CRA-PR, Adm. Marcelo Cipriano Padula, também destacou a necessidade de trazer o ESG para a pauta do Sistema CFA/CRAs. “Precisamos começar a dominar essas técnicas, senão seremos dominados por ela”, alertou o administrador.

O Erpa Sul é o último evento regional de 2023. O presidente do CFA, Adm. Leonardo Macedo, lembrou que a iniciativa de realizar os encontros regionais é do vice-presidente do CFA, Adm. Gilmar Camargo. Na ocasião, ele era o diretor da Câmara de Relações Institucionais e Evento da autarquia.

“Começamos com o Erpa Norte, em Manaus-AM. Depois fomos para o sudeste, no Espírito Santo. Seguimos para Mato Grosso do Sul e depois para Salvador, Bahia, capital que recebeu o encontro no nordeste”, enumerou Leonardo.

Palestra de abertura

Logo após a cerimônia de abertura do Erpa Sul, o head de Estratégia e Operação de Inteligência Artificial na Quality Digital, Cássio Pantaleoni, subiu ao palco para apresentar a palestra magna do evento. Na oportunidade, ele falou sobre “ESG e Humanismo Digital”.

Ele começou a palestra apresentando alguns conceitos importantes relacionados ao ESG. Um deles é o da Inteligência Artificial que, segundo o palestrante, “o impacto dessa tecnologia é muito forte e não vai mudar só do ponto de vista tecnológico, mas sobretudo humano”.

Pantaleoni citou exemplos de IA que já estão dando o que falar. É o caso dos criadores de conteúdo. “Eu sou o maior entusiasta da IA, mas também sou um dos maiores críticos. Não existe nada de inteligente na IA”, comentou.

O Erpa Sul continua nesta terça-feira, 21 de novembro, e com uma programação rica em debates voltados para promover uma reflexão sobre ESG.

Confira o evento completo: https://www.youtube.com/watch?v=SIaMwK9IL2M