Você está visualizando atualmente Prêmio Síndicos Planning é oportunidade para valorizar melhorias realizadas nos condomínios

Prêmio Síndicos Planning é oportunidade para valorizar melhorias realizadas nos condomínios

De ações simples que qualificam a vida de todos os condôminos a medidas que transformam a gestão, todo empreendimento tem uma boa história e iniciativa para ser dividida e reconhecida. Inscreva a sua na premiação até o dia 30 de maio e divulgue o seu trabalho nesse mercado que não para de crescer e se aprimorar.

Ser referência em sua área de atuação é um diferencial fundamental em um setor como o de administração condominial, que vem ao longo dos anos evoluindo, se profissionalizado e, consequentemente, aumentando a competitividade. A mudança no segmento é tão significativa em Santa Catarina que levou a Inspiracom Marketing e Comunicação à criação do Prêmio Síndicos Planning para destacar as boas práticas na gestão de complexos residenciais e comerciais do Estado e promover a troca de experiências entre síndicos e administradoras, assim como contribuir para o avanço desse mercado. Em um cenário em que cada vez mais pessoas entram nessa atividade, a busca constante por capacitação e por novas soluções para velhos problemas torna-se uma realidade. Nesse sentido, participar da premiação é ainda uma chance para incrementar o currículo e um investimento na carreira.

Com quatro categorias – Gestão, Sustentabilidade, Inovação e Ação Social –, são muitas as possibilidades de projetos que podem ser inscritos na distinção, que segue com o cadastro dos cases aberto até o dia 30 de maio. A inscrição é simples, gratuita e no site (www.diretoriocondominial.com.br) estão todas as informações necessárias sobre a formatação dos materiais, regulamento, critérios de avaliação, cronograma, comissão julgadora e como será a votação final pela Internet dos ganhadores de cada grupo temático – que vão ser conhecidos em evento que acontecerá no dia 6 de novembro. Os vencedores receberão troféu, certificado de participação e terão uma ampla cobertura e divulgação nas plataformas do Síndicos Planning, assim como suas fotos e resumo das suas iniciativas serão publicadas em um caderno especial da revista Diretório Condominial.

A rotina dos condomínios é cheia de desafios que se traduzem em oportunidades para os gestores concretizarem modificações que podem melhorar o cotidiano dos moradores, sejam elas de pequeno ou grande porte, com a destinação de muito ou pouco investimento. A criatividade e o conhecimento são ferramentas essenciais para colocar em prática as transformações que cada empreendimento demanda. Aquilo que pode ser visto como comum, para outros é inovador e inspirador. E o Prêmio Síndicos Planning é a vitrine ideal para compartilhar essas ações e ter o seu trabalho reconhecido.

Eficiência no consumo de água e energia, incremento da gestão ou da segurança e cases comunitários e de comunicação podem participar do prêmio

Por serem situações muitas vezes corriqueiras, síndicos e administradoras podem não ver o impacto que suas medidas têm. O aperfeiçoamento de processos de gestão de um condomínio, resultando em diminuição das despesas e desperdícios e na otimização do uso dos recursos, é um exemplo de proposta que pode ser inscrita na premiação. Além dela, as formas encontradas para enfrentar a inadimplência – um panorama usual em muitos empreendimentos – ou o treinamento efetuado com a própria equipe de colaboradores ou com terceirizados que proporcionou uma qualificação do atendimento

aos condôminos e ao público externo são outras possibilidades de ações que podem participar.

E as opções não envolvem apenas projetos na área administrativa, elas abrangem também a alternativa escolhida para melhorar a comunicação interna, reduzindo conflitos e queixas e deixando todos bem informados sobre o que acontece nos seus condomínios. E os mecanismos utilizados com esse propósito são variados e podem incluir desde grupos de Whatsapp até a comunicação visual instalada em espaços comuns, como elevadores. Um olhar mais atento para o que vem sendo feito dentro desses complexos revelará diferentes oportunidades para se cadastrar na distinção. Medidas implementadas de controle de vazamentos, diminuição do consumo de água, de energia ou gás e de reaproveitamento de água da chuva são assuntos que se encaixam nas categorias do prêmio, assim como procedimentos que aumentaram a segurança dos moradores e do patrimônio. Instalação de câmeras de monitoramento e troca por tags eletrônicas de acesso são algumas soluções nesse segmento.

Atividades de valorização dos empreendimentos e de qualificação da vida das pessoas, para engajar e elevar a participação nas assembleias, com incremento na produtividade, são outras ações aptas a serem inscritas. O leque é amplo e mostra o cenário diverso e complexo no qual atuam síndicos e administradoras, que abraça ainda iniciativas para criar um ambiente de transição de gestão transparente e tranquilo, facilitando a continuidade dos trabalhos. E há espaço também na distinção para projetos comunitários, como montar uma horta no condomínio e conscientizar todos sobre a importância do descarte correto dos resíduos sólidos e da reciclagem. Aquela proposta solidária, que nasceu na pandemia e ajudou condôminos em grupo de risco ou criou chances de trabalho e renda entre os vizinhos, não pode ser esquecida e conta com uma categoria específica.

Estruturação dos cases é fácil e deve detalhar problemas e soluções

Ao escreverem seus projetos, síndicos e administradores devem apostar na clareza e na objetividade das informações, explicando quais eram as dificuldades vividas pelo condomínio, o que se esperava alcançar com as medidas postas em prática e os impactos e resultados obtidos.

Cada participante pode inscrever até três ações no site e cada uma deve ter, no máximo, dez páginas. Links para vídeos, fotos, relatórios, gráficos, depoimentos, pesquisas, imagens de antes e depois e demais materiais podem ser cadastrados como anexo. Para elaborar a apresentação, uma dica é: observe os critérios de avaliação, como inovação, criatividade, demonstração de resultados, sustentabilidade e relevância, para ressaltar os pontos mais relevantes do seu trabalho.

Durante junho, as iniciativas serão analisadas por um comitê de jurados composto por entidades representativas do setor de gestão condominial de Santa Catarina, profissionais e membros do corpo diretivo de universidades e personalidades reconhecidas do segmento. Cada uma das quatro categorias terá os três melhores cases destacados, totalizando 12 participantes que passarão para a próxima etapa. Entre 1º de agosto e 15 de setembro, os selecionados terão suas iniciativas divulgadas no formato de vídeo no site do Síndicos Planning e começará a votação pela Internet dos vencedores de cada um dos grupos. Podem participar da escolha virtual síndicos,

administradoras de condomínios, companhias fornecedoras de produtos e serviços desse nicho e o público em geral.

Os 12 finalistas serão homenageados e receberão placa e certificado de participação.

Já os vencedores contarão com, além do troféu e da visibilidade que será dada nos canais do Síndicos Planning, uma atividade realizada junto aos moradores do(s) condomínio(s) citado(s) no case. O objetivo é divulgar a conquista e homenagear os síndicos e administradoras ganhadores, que terão os seus esforços de zelar e melhorar o patrimônio e a qualidade de vida dos condôminos reconhecidos. Cada um dos residentes dos complexos premiados receberá uma revista com capa e matéria sobre os projetos distinguidos e para os gestores será entregue também um cartaz para ser fixado nos elevadores como mais uma forma de valorizá-los.

O Prêmio Síndicos Planning é uma realização da Inspiracom Marketing e Comunicação e conta o Patrocínio de Armor Assessoria Condominial, Eleva Telecom, Engetel Automação e Segurança, Fazzenda Park Hotel, Joy Brinquedos e WEG. O Prêmio também têm o importante Apoio de: ACE – Associação Catarinense de Engenheiros, ASDESC Joinville – Associação de Síndicos do Estado de Santa Catarina, CRA-SC – Conselho Regional de Administração de Santa Catarina, CREA-SC – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina, CRECI SC – Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Santa Catarina, FURB – Fundação Universidade Regional de Blumenau, ICAEPS – Instituto Catarinense de Educação Profissional, SEAC SC – Sindicato Empresas de Asseio Conservação e Serviços terceirizados, SECOVI Blumenau e Região, SECOVI Norte, SECOVI Região Florianópolis e Tubarão, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Empreendedorismo, e SINDESP SC – Sindicato das Empresas de Segurança Privada do Estado de Santa Catarina.