Você está visualizando atualmente Protagonismo feminino em destaque no último painel do SC Que Dá Certo

Protagonismo feminino em destaque no último painel do SC Que Dá Certo

Santa Catarina se destaca por ser um lugar onde as pessoas têm visão de futuro e trabalham juntas, o que atrai cada vez mais investimento e cria oportunidades, tornando-se um local conhecido por ser um polo de empreendedorismo no Brasil.

Nesse cenário de progresso e inovação, um projeto se destaca: o “SC que dá certo”, uma iniciativa da NSC, que é mediada pelo apresentador do NSC Notícias, Fabian Londero. O projeto tem como objetivo proporcionar um espaço para empreendedores do Estado compartilharem suas histórias inspiradoras, insights valiosos e desafios superados com o público em uma série de eventos realizados em diferentes localidades de Santa Catarina.

E nesta terça-feira (15), no auditório do Senac, em Tubarão, aconteceu o último painel do “SC Que Dá Certo”’ de 2023. No palco, três palestrantes apresentaram valiosas dicas para aqueles que desejam iniciar o seu próprio negócio: Luana Bortolotto, diretora financeira do Grupo Veneza, Dayane Titon, diretora comercial e de marketing da Baly Bebidas do Brasil, e Kessey Maria, fundadora da Via Laser.

Saiba a diferença entre ser empresário e empreendedor

Ser empresário é uma fase temporária na vida, sujeita a mudanças. Em contrapartida, ser empreendedor não é uma profissão, mas envolve atitudes e comportamentos que as pessoas adotam, independentemente de terem um negócio estabelecido. E entender essa distinção foi crucial para Luana Bortolotto, uma das fundadoras da Nonna Luiza.

“Compreender a diferença entre ser empresária e ser empreendedora foi uma virada de chave para a empresa. Eu e minha irmã éramos boas empresárias, mas foi como empreendedoras que de fato nos envolvemos ainda mais nos processos do nosso negócio. Fomos atrás de entender o que o cliente queria, e decidimos que íamos fazer isso dar certo. Tivemos que escolher entre parar ou crescer”.

Luana Bortolotto, juntamente com sua irmã Clarissa, deu início em 2021 a uma jornada culinária ao fundar a Nonna Luiza, uma marca especializada em massas e molhos caseiros, oriundos do Ristorante Veneza, na cidade de Nova Veneza. A concepção de vender as deliciosas criações do restaurante para os clientes floresceu em meio ao cenário desafiador da pandemia.

Atualmente, Luana, desempenhando o papel de Gerente Administrativa e Financeira, presencia a expansão da Nonna Luiza, que agora está presente nas prateleiras das principais redes de supermercados de toda a região Sul. A presença da marca se estende por diversas cidades de Santa Catarina — Araranguá, Balneário Camboriú, Blumenau, Cocal do Sul, Criciúma, Florianópolis, Içara, Itajaí, Joinville, Nova Veneza, Palhoça, São José, Siderópolis, Tubarão e Turvo. Além disso, as iguarias culinárias da Nonna Luiza também estão presentes em Porto Alegre e Torres no Rio Grande do Sul, assim como em Curitiba, capital do Paraná.

A importância de inovar

Dayane Titon desempenha o papel de Diretora Comercial e de Marketing na renomada Baly Bebidas do Brasil. A empresa, cujas raízes foram iniciadas na cidade de Tubarão em 1997, assume uma posição de destaque no setor de bebidas, incluindo energéticos, destilados e refrigerantes. Ela destacou a importância de inovar:

“A reinvenção de um produto que já existia trouxe uma revolução inesperada ao mercado, marcando uma virada surpreendente para a nossa empresa. Essa transformação foi o nosso ‘pulo do gato’ e nos mostrou a importância da inovação. Às vezes, a chave para a inovar não está em buscar algo completamente novo, mas sim em examinar o mercado com olhos atentos para descobrir como aprimorar o que já existe. Ao compreender profundamente as necessidades dos nossos clientes, encontramos maneiras de aliviar suas dores”.

Sob a liderança de Dayane, e seu irmão Mario Jr., alguns marcos significativos surgiram na trajetória da empresa com o lançamento do energético Baly em 2009, e durante a pandemia, onde a empresa inovou no mercado com os energéticos saborizados. Estes eventos resultaram na consolidação da empresa como marca brasileira líder de energéticos no Brasil.

A presença da marca se estende por todo o território brasileiro e já está presente em diversos países: Uruguai, México, Estados Unidos, Chile, além do Paraguai, onde a empresa é líder.

Invista em pessoas

Investir nas pessoas é a chave para um crescimento sólido e duradouro, além de influenciar diretamente no clima organizacional da empresa. E quando o ambiente de trabalho melhora, a qualidade das entregas e o aumento dos resultados logo aparecem. Maria Kessey, fundadora da Via Laser sabe bem disso, e trouxe um insight valioso sobre o assunto. “Ao priorizarmos o desenvolvimento dos nossos colaboradores, estamos construindo a base de uma equipe mais engajada e produtiva. Investir nas pessoas não só enriquece a jornada profissional de cada um deles, mas também impulsiona a empresa a atingir os seus objetivos”.

A Via Laser surgiu como uma destacada empresa no setor da estética, com sua ênfase voltada para os processos de depilação a laser e revitalização da pele. Sua origem começa em novembro de 2011, na cidade de Criciúma, sendo idealizada por Kessey Maria e Kilmer Duarte Lima.

A trajetória da empresa teve início com atendimentos em Santa Catarina, porém evoluiu para atender a região Sul. A partir de 2019, seu alcance ultrapassou fronteiras e hoje está presente em 103 cidades e 20 estados, incluindo seis clínicas em pleno funcionamento na capital paraguaia, Assunção, e mais uma no município de São José, na Costa Rica. O cenário atual mostra um quadro onde 162 clínicas da Via Laser, estrategicamente posicionadas por todo o território brasileiro, Costa Rica e Paraguai, prestam cuidados e serviços.

Tubarão: Cultivando qualidade de vida

Com uma população de 114.389 habitantes de acordo com a prévia do Censo Demográfico 2022, Tubarão destaca-se não apenas na região Sul do Estado, mas em toda Santa Catarina. Seu setor comercial é vital para a economia, especialmente o comércio varejista não especializado, que contribuiu com R$ 251 milhões em valor agregado em 2021, segundo a Secretaria da Fazenda do Governo de Santa Catarina. A cidade tem a visão de se tornar o melhor município para se viver no Brasil até 2050, impulsionada pelo projeto Tubarão 180º. O projeto Tubarão 180º pretende construir uma cidade mais humanizada, inteligente e sustentável, estabelecendo seis objetivos fundamentais:

Promover a melhoria da qualidade de vida.
Promover a elevação da renda da população.
Elevar o grau de qualificação da população.
Promover a cultura de empreendedorismo, criatividade e inovação.
Melhorar a mobilidade urbana.
Melhorar a comunicação entre governo e cidadãos.

O “SC Que Dá Certo” contou com o apoio das instituições Fepese, Fecoagro, Fiesc, CREA-SC, BRDE e CRA-SC.