Os 27 conselheiros federais do Conselho Federal de Administração (CFA) estão reunidos, em Brasília, para participar da reunião plenária. O encontro acontece hoje, 24, e segue até amanhã, 25 de março, e é liderado pelo presidente do CFA, Adm. Mauro Kreuz. O estado de Santa Catarina é representado no evento pelo conselheiro federal Adm. Evandro Fortunato Linhares.
Na abertura oficial, o presidente agradeceu a presença de todos e falou dos desafios que a gestão compartilhada enfrenta. “Na Administração não tem espaço para tapetes, pois ela é uma ciência e, na ciência, não tem jeitinho, tem método. Ela não foi feita para agradar”, mencionou.
A pauta da reunião plenária trouxe assuntos de interesse dos profissionais de administração. Mas, antes disso, o plenário conferiu mais uma edição do “Debate Qualificado”. O tema abordado foi “Colocação e recolocação dos profissionais de Administração no mercado de trabalho” e apresentado pelos administradores Josedir Tadeu e Patrícia Luiza Ireno.
Ambos colaboraram para a construção do portal CFA Talentos, projeto que foi lançado durante a reunião. Segundo Patrícia, a Administração oferece um leque de possibilidades profissionais. Contudo, é preciso saber fazer um bom currículo e estar presente nas redes sociais profissionais como o LinkedIn. “O CFA Talentos é um aliado desse profissional que quer conquistar as melhores colocações no mercado de trabalho”, disse.
Lançamentos
Após o Debate Qualificado, o plenário do CFA prestigiou o lançamento do CFA Talentos, plataforma que vai ajudar o profissional de administração a buscar uma colocação ou recolocação no mercado de trabalho. Houve, ainda, o lançamento do IGM-CFA 2022, ferramenta que faz um raio-X da gestão pública municipal.
Implanta
O conselheiro federal por SC é o coordenador da Comissão Especial de Interlocução com a Implanta. Nesta sexta-feira será apresentado o relatório da primeira fase dos trabalhos. O grupo realizou análise e alinhamento interno, definindo o calendário de reuniões e as questões estratégicas (macros), que possam padronizar o sistema Implanta nacionalmente, otimizando tempo e recursos.
A prioridade dos trabalhos iniciais será Serviços On-line, com ênfase nos tópicos que merecem agilidade, dando visibilidade positiva aos trâmites, a exemplo do pré-cadastro e outros. A comissão apresentará ainda os próximos passos a serem implementados.
Síndico Profissional
O assunto síndico profissional e gerente condominial estava em pauta na reunião. Após discussão, o Adm. Evandro Linhares comentou que o CRA-SC já vem atuando neste segmento há anos, criando, por exemplo, o Núcleo de Administração de Condomínios da Câmara de Administração Privada.
“Neste sentido, por meio das tratativas anteriores com as entidades representativas do segmento condominial em SC, foi sugerida a criação de um grupo de especialistas para debatermos de forma estratégica os caminhos a serem definidos em relação ao assunto”, exaltou o conselheiro federal.