Você está visualizando atualmente CRA-SC completa 40 anos

CRA-SC completa 40 anos

Em momento histórico de modernização, Conselho catarinense completa quatro décadas de atividade

O Sistema CFA/CRAs foi criado em setembro de 1965. Instituído pela Lei Federal 4.769, o Conselho Federal de Administração e seus regionais foram fundados com a missão de registrar profissionais e empresas, e fiscalizar o exercício da profissão

Com o advento do Sistema, profissionais da Administração de Santa Catarina puderam solicitar seu registro, mas no CRA do Paraná. Inicialmente apenas o estado vizinho possuía Conselho Regional, dificultando o registro aos catarinenses e travando a expansão e valorização da profissão no estado.

Começava então, uma corrida dos profissionais em busca de assinaturas para solicitar ao CFA a criação do Conselho Regional de Administração de Santa Catarina. O esforço de centenas de entusiastas da Administração seria então recompensado, 17 anos depois da Lei 4.769.

CRA-SC

A Resolução Normativa CFA Nº 44 de 22 de Dezembro de 1982 validava de vez o nascimento do CRA-SC, tornando-se o legítimo representante dos milhares de profissionais e empresas de Administração do estado.

“Nosso Conselho não apenas determina os parâmetros e fiscaliza o exercício profissional, vamos além, exercendo a importante função de buscar o desenvolvimento e a valorização da Administração, com base na ciência, na tecnologia e nas necessidades de nossos registrados e da sociedade”, exalta o presidente do CRA-SC, Adm. Djalma Hack.

Durante as últimas quatro décadas, o CRA-SC protagonizou diversos momentos gloriosos em sua história, como a inauguração de sedes em diferentes regiões do estado; a atuação destacada em prol da sociedade, com o papel imprescindível do setor de fiscalização do exercício profissional; o cinquentenário da Administração no país, comemorado em 2015; a promoção de eventos internacionais, como o Conamerco, Seamerco, Conexão Suécia, entre outros.

Dias atuais

Quatro décadas depois de sua criação, o CRA-SC vive um momento de plena expansão e desenvolvimento tecnológico. Com o mote “CRA-SC 100% Digital”, a autarquia passou por uma intensa modernização, sendo exemplo para os CRAs de todo o país.

“Somente neste ano, implementamos uma nova estrutura interna, inauguramos canais de comunicação e atendimento, além de transformar nossos processos em 100% digitais. Nosso público não precisa mais sair de casa para ser um registrado, emitir certidões, entre diversos outros serviços”, destaca a vice-presidente, Adm. Karen Bayestorff.

Próximos passos

O trabalho de renovação e modernização não para no CRA-SC. Para o próximo ano diversos projetos inovadores já estão em andamento e serão alavancados para todo o estado.

Recentemente o Conselho lançou seu laboratório de inovação. O CONECTA LAB CRA-SC é a grande aposta para a inserção no ecossistema de inovação catarinense. Na prática, o laboratório será um ambiente colaborativo entre instituições de ensino, acadêmicos, profissionais/empresas e entidades representativas, com a missão de fomentar a criatividade, a experimentação e a inovação.

“O Laboratório será um marco, proporcionando um ambiente colaborativo para fomentar iniciativas inovadoras, com o protagonismo da sociedade nas ações. Receberemos desafios propostos e buscaremos aplicar abordagens ativas na busca por soluções inovadoras. Além de propor desafios, a sociedade também poderá atuar nos projetos como Colabs, uma rede de agentes voluntários apaixonados por inovação e trabalho colaborativo”, convida a gerente-executiva do Conselho, Adm. Fernanda Cachapuz.

Além do CONECTA LAB CRA-SC, também está em andamento o processo de rebranding da autarquia. O projeto busca um reposicionamento do CRA-SC em todos os seus setores. O intuito é tornar o Conselho mais próximo de seus públicos e mais eficiente em sua missão de representar os profissionais e empresas da Administração em todo o estado.

Selo

Para marcar a data, nesta quinta-feira, 22 de dezembro, é lançado o selo CRA-SC 40 anos. Uma marca que valoriza e glorifica as quatro décadas de atuação constante em prol de seus registrados, da Administração e da sociedade catarinense.

“Nossa história é formada por pessoas. Os profissionais da Administração são os grandes responsáveis por estarmos completando 40 anos. Administradores, Tecnólogos e empresas são os verdadeiros protagonistas desta história gloriosa. Nosso agradecimento e convite a todos, para que façam parte do Conselho, contribuam e defendam a profissão que escolhemos para atuar”, completa o presidente do CRA-SC.

CRA-SC 40 Anos – Administrar a profissão para conectar pessoas