Administrador catarinense assume cargo de gestão no Governo Federal

Eduardo Zimmermann foi o vencedor da primeira edição do Prêmio Mérito em Administração e agora se destaca em Brasília
 
“A formação em Administração me permite hoje enxergar com facilidade o melhor caminho a ser seguido”. Eduardo Zimmermann e Silva, Administrador catarinense, nascido em Joinville, se destaca no Governo Federal pela atuação pautada na boa gestão e conhecimento e aplicação das ferramentas da Administração no dia a dia. Desde 2019, Zimmermann assumiu o posto de Coordenador-Geral de Gestão na Secretaria Nacional da Juventude (SNJ), órgão integrante do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.
 
A SNJ tem como principal finalidade promover pesquisas e diagnósticos sobre a juventude brasileira, além de elaborar, consolidar e executar as Políticas Nacionais de Juventude, representando mais de 51 milhões de jovens (15 a 29 anos), o que corresponde a ¼ da população nacional. À frente da Coordenação-Geral de Gestão, o Administrador integrou a delegação brasileira no evento internacional “5º Fórum de Juventude do BRICS” e trabalha diretamente na busca pela implementação de espaços destinados à inovação em todo o país.
 
No estado, Zimmermann se destacou pela atuação técnica no Instituto do Meio Ambiente de SC (antiga FATMA). O trabalhou chamou atenção, rendendo um convite à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, onde assumiu o posto de Secretário do Conselho Estadual do Meio Ambiente, durante 4 anos.
 
Neste período, o Administrador participou da 1ª edição do Prêmio Mérito em Administração, promovido pelo Conselho Regional de Administração de SC, e foi o grande vencedor na categoria “Administrador Público”, no ano de 2015. O prêmio foi um desafio inovador com questões objetivas, onde os participantes puderam se autoavaliar, além de relatar uma experiência bem-sucedida no seu setor, departamento ou organização como um todo. “O Prêmio Mérito é uma excelente iniciativa já que faz os Administradores acreditarem mais em sonhos, e buscarem alcançá-los”, destaca. No ano seguinte foi convidado a fazer parte da comissão julgadora da 2ª edição, experiência que considera gratificante.
 
A equipe do CRA-SC conversou com o Adm. Eduardo Zimmermann e Silva sobre os principais desafios em Brasília e a forte ligação com a profissão que escolheu para atuar:
 
O senhor é um dos representantes catarinenses de destaque em Brasília, atuando como Coordenador-Geral na Secretaria Nacional da Juventude. Em seu histórico destaca-se a formação em Administração e a atuação efetiva em órgãos públicos no estado. Conte-nos um pouco sobre sua trajetória profissional e as principais diferenças entre atuar na esfera estadual e em um cargo de gestão no Governo Federal.
Na trajetória profissional tive a oportunidade de passar por experiências prévias no setor privado, em especial no Núcleo de Informação Estratégica do SENAI/SC e no Planejamento Estratégico da Tupy S.A. em Joinville. Nesses locais aprendi na prática as melhores formas de obter e avaliar informações relevantes para uma organização, seja ela privada ou pública; como trabalhar com bancos de dados, extrair informações estratégicas, tanto para uma visão interna como externa, por exemplo na área de fusões e aquisições internacionais. Na fundição Tupy, dentre outras atividades, trabalhei com tradução de legislação estrangeira, especialmente a parte trabalhista, e fiquei responsável por calcular a capacidade de produção dos concorrentes do mundo todo, o que levou a empresa a se consolidar como a maior do mundo no seu segmento.
 
Em 2012 ingressei no IMA/SC, antiga FATMA, em cargo de nível superior para atuar no licenciamento e fiscalização ambiental. Lá, destaco minha contribuição com a transparência da legislação ambiental estadual, quando busquei reunir e organizar todas as normas relevantes no portal do órgão; a participação na elaboração do planejamento estratégico que culminou com a reforma do órgão, vindo a se chamar IMA/SC; e a elaboração do texto-base da Lei nº 15.940, de 2012, que alterou a lei de taxas ambientais. Posteriormente, fui convidado a atuar na secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável como Secretário do Conselho Estadual do Meio Ambiente, durante 4 anos. Implementamos a nova sistemática de julgamentos do órgão, que é última instância administrativa em autos de infração ambiental, dando celeridade e efetividade aos julgados, através de câmaras recursais.
 
No início de 2019 assumi a Coordenação-Geral de Gestão na Secretaria Nacional da Juventude, um grande desafio ainda em andamento. Realizamos o 5º Fórum de Juventude do BRICS e estamos implementando espaços destinados à inovação. Em termos de gestão, a diferença para o Governo Estadual é que lidamos no Governo Federal com muitas Emendas Parlamentares, Acordos de Cooperação Internacional, e Termos de Execução Descentralizada. Articulação com a Câmara dos Deputados e Senado Federal tem representado um dos fatores de sucesso na nossa gestão.
 
O CRA-SC defende que “gestão é para Administrador”. O crescimento do país passa por uma boa gestão e os profissionais do Administração são protagonistas neste processo. Como sua formação em Administração tem colaborado neste desafio e qual a importância destes conhecimentos em sua atuação profissional?
Logo que entrei na Administração Pública, identifiquei um vácuo de conhecimento em Administração para as tomadas de decisão, justamente pela falta de Administradores na área, o que é considerado relevante para a alta gestão geralmente é de cunho político, jurídico ou contábil. Porém, a melhor aplicação dos recursos públicos deve ser uma decisão de Administrador, pautada nas ações de maior impacto para a sociedade. A formação em Administração me permite hoje enxergar com facilidade o melhor caminho a ser seguido, ou seja, identificar erros e acertos, pontos fortes e fracos, e definir, dentre as opções, qual a melhor decisão a ser tomada. O conhecimento em Administração me garantiu segurança para a tomada de decisões. A alta gestão é indicada politicamente, mas sempre precisará de alguém que saiba mostrar o “caminho das pedras”, ou que resolva um problema antes de existir.
 
A retomada do crescimento do país depende, obviamente, de inúmeros fatores, em especial a desburocratização em diversas áreas. Não obstante, colocar bons Administradores para estudar os problemas e encontrar soluções é condição sine qua non.
 
Um dos debates de grande força no Brasil é necessidade da alocação de pessoas capacitadas para exercer cargos técnicos. Como o senhor avalia a importância de uma gestão profissional e a colocação dos trabalhadores qualificados para postos estratégicos?
Dentre as novas diretrizes do Governo Federal se inclui a alocação de pessoas técnicas e capacitadas não só para cargos técnicos, mas também, em boa parte, para a média e alta gestão. Neste aspecto, creio que houve um grande acerto em se buscar uma gestão profissional. Os números de 2019 mostram que o país teve uma melhora significativa em diversos índices, e isso só foi possível porque em cada posto estratégico foi colocado um profissional com expertise no assunto.
 
Aproveito a pergunta para diferenciar administração de gestão. Gestor é aquele que tem a responsabilidade nas mãos. Um excelente gestor é ousado para fazer diferente do que os outros 99% fariam. Já um excelente Administrador é aquele que nutriu o gestor com as opções ou caminhos disponíveis, dentre estes, aquele que precisa de ousadia para alcançar. Um excelente Administrador costuma ser um excelente gestor. No entanto, quando um gestor não tem conhecimento em Administração, se não tiver bons Administradores na equipe, eventualmente tomará decisões desacertadas. Na Administração Pública, quem assume a gestão de um órgão e estabelece o “feijão com arroz” como prioridade, passa a gestão inteira “correndo atrás do próprio rabo”, pois não sobra tempo para fazer nada “fora da caixa”, e logo vira refém da burocracia.
 
O senhor foi vencedor da primeira edição do Prêmio Mérito em Administração na categoria “Administração Pública”, no ano de 2015. Posteriormente fez parte da comissão julgadora do prêmio em 2016. Como a participação e a premiação do CRA-SC contribuíram para as suas atividades profissionais e qual a importância de iniciativas como o “Prêmio Mérito” para os Administradores que se destacam no exercício de suas funções?
Fiquei muito honrado em receber o Prêmio Mérito em Administração, bem como fazer parte da comissão julgadora no ano seguinte. É certo que ambos me deram a graça de uma maior visibilidade e reconhecimento onde venho atuando desde então. Também me permitiram estabelecer networking com maior facilidade. A partir do momento em que alguém é reconhecido pelas conquistas as pessoas o procuram com maior frequência para pedir opinião ou ajuda, na busca de soluções para qualquer tipo de problema.
 
O Prêmio Mérito é uma excelente iniciativa já que faz os Administradores acreditarem mais em sonhos, e buscarem alcançá-los.