Você está visualizando atualmente Administrador destaque no Prêmio Belmiro Siqueira é homenageado pelo CRA-SC

Administrador destaque no Prêmio Belmiro Siqueira é homenageado pelo CRA-SC

O Prêmio Belmiro Siqueira é realizado anualmente pelo Conselho Federal de Administração, com a finalidade de divulgar e valorizar estudos realizados por Administradores e acadêmicos, que contribuam para o desenvolvimento da profissão e da ciência da Administração no Brasil.

Nesta segunda-feira, 22 de novembro, o Conselho Regional de Administração de SC prestou homenagem ao Adm. Alexandre de Sá Oliveira, durante a reunião de diretoria, pela menção honrosa recebida na edição 2019 do Prêmio, com o livro “Entrepreneurs – pessoas essenciais que fazem acontecer”.

“Por conta da pandemia, não foi possível realizar esta homenagem presencialmente. Parabenizamos o Administrador Alexandre pelo excelente trabalho e convidamos profissionais e estudantes de Santa Catarina a participarem da premiação nos próximos anos”, exaltou o presidente do CRA-SC, Adm. Djalma Henrique Hack.

Para a avaliação dos trabalhos, três pontos foram analisados pelo CFA: atualidade, aplicabilidade e criatividade. O Conselho Federal homologou a premiação e encaminhou o certificado de mérito ao Administrador catarinense.

“Agradeço o convite a este encontro, para marcar o recebimento da honraria. A missão ao escrever o livro era fomentar a educação para o comportamento empreendedor”, destacou o Administrador, acrescentando em sua fala que disponibilizará uma edição da obra para a biblioteca do CRA-SC.

A obra

Lançado com o título “Entrepreneurs: pessoas essenciais que fazem acontecer” em 2018, o livro escrito pelo Prof. Adm. Alexandre de Sá Oliveira, com a colaboração do Prof. Adm. Raulino Pedro Gonçalves, no capítulo sobre Empreendedorismo Social, acaba de ter sua segunda edição lançada com o título ajustado para “Empreendedores: pessoas essenciais que fazem acontecer”.

A opção pela tradução do termo entrepreneur para o português se deu por questões comerciais. O termo é a forma original do adjetivo “Empreendedor”, em francês e em inglês, e qualifica pessoas que realizam seus projetos mais importantes, que colocam suas ideias e de outros em prática. Os empreendedores fazem acontecer em todas as áreas da atividade humana, sendo uma das principais, a atividade empresarial.

O livro parte do seguinte questionamento: O que um curso ou disciplina de empreendedorismo ensina afinal de contas? Este é o ponto de partida para a apresentação de resultados de pesquisas acadêmicas sobre o tema, estimulando reflexões importantes sobre a Educação para o comportamento empreendedor em 10 capítulos.

Empreendedores: pessoas essenciais que fazem acontecer foi relançado apenas no formato digital seguindo uma tendência de mercado, podendo ser adquirido nos sites da Amazon, Google Book, Apple Books e Kobo.

“Quando se escreve um livro, a coisa que a gente mais deseja é que o leiam e discutam suas ideias ali contidas. A participação no Prêmio do CFA foi um desafio, em vários aspectos, e a Menção Honrosa uma surpresa muito boa. Esse reconhecimento valoriza ainda mais o trabalho”, ressalta Oliveira.

Sobre o autor

O Prof. Alexandre de Sá Oliveira é Mestre em Administração pela ESAG/UDESC, possui especializações, no nível de pós-graduação, em Responsabilidade Social Empresarial pela Universidade de Buenos Aires, em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas e em Administração da Qualidade e Produtividade pela UNA/BH.

É professor titular e pesquisador na Universidade do Vale do Itajaí, onde leciona disciplinas de empreendedorismo em diversos cursos de graduação e pós-graduação, presenciais e a distância. Venceu por duas vezes consecutivas (2015 e 2016) o concurso nacional de artigos científicos pelo SEBRAE Nacional.

Foi executivo do Grupo Varig (Viação Aérea Rio-grandense) e seu representante comercial e operacional no Vale do Itajaí, em sua primeira experiência como empreendedor empresarial.
Foi idealizador e proprietário do restaurante temático Inconfidência Mineira, além da Cachaçaria e do Café, ambos com o mesmo nome do restaurante.

É líder do grupo de pesquisa “GESUS”, o qual pesquisa sobre “Gestão do Empreendedorismo e da Sustentabilidade” na Univali, e é o idealizador do Centro de Excelência em Educação para o Empreendedorismo – C3E, os canais de podcast MyProject Lab e Falando de Empreendedorismo, disponíveis nos aplicativos de streaming Spotfy e SoundCloud.