Você está visualizando atualmente <strong>CRA-SC parabeniza Junta Comercial pelos 130 anos</strong>

CRA-SC parabeniza Junta Comercial pelos 130 anos

A Junta Comercial de Santa Catarina (Jucesc) completou nesta terça-feira, 16 de maio, 130 anos de existência. O Conselho Regional de Administração de SC, por meio de seu presidente, Adm. Djalma Henrique Hack, e o vogal do Conselho na Junta, Adm. Evandro Fortunato Linhares, presta homenagem a esta importante entidade.

Em 16 de maio de 1893 nascia um dos mais importantes órgãos do Estado de Santa Catarina, mas na época quem queria registrar ou legalizar um negócio, precisava se deslocar ou enviar documentos pelos correios até um representante da Junta Comercial de Santa Catarina (Jucesc). Lá, funcionários anotavam todas as informações à mão. Somente em 1981, que uma sede própria foi inaugurada na Avenida Rio Branco e nesse tempo, a máquina de escrever começava a surgir para auxiliar no trabalho do dia a dia.

As novas tecnologias foram surgindo. Hoje, os livros mercantis são digitais, existe o sistema digital para leiloeiros, a baixa de empresas de qualquer modalidade também passou a ser de forma automática e foi lançado um novo sistema para solicitar Certidões Simplificadas.

As mudanças são inevitáveis, mas a missão continua a mesma: ser a guardiã dos registros de empresas em Santa Catarina contribuindo para o desenvolvimento econômico e com o ambiente de negócios do Estado.

Fonte: JUCESC