Você está visualizando atualmente CRA-SC participa de treinamento do CFA sobre autodiagnóstico de gestão

CRA-SC participa de treinamento do CFA sobre autodiagnóstico de gestão

O plenário do Conselho Federal de Administração foi palco do primeiro treinamento de autodiagnóstico da gestão dos Conselhos Regionais de Administração. O encontro ocorreu nos dias 29 e 30 de maio.

O Conselho Regional de Administração de SC esteve representado pela gerente executiva Adm. Fernanda Cachapuz e a assessora de Inovação e Estratégia do Laboratório, Adm. Sarah M. Ambrosi Simon.

O treinamento foi realizado de forma híbrida, com participantes online e também presenciais. O projeto Autodiagnóstico da Gestão tem como objetivo contribuir com a melhoria contínua da gestão dos regionais, disseminar a cultura da excelência e as boas práticas de gestão, visando a autossustentabilidade da gestão dos CRAs por meio da construção coletiva de um modelo de gestão aplicável a todo o Sistema CFA/CRAs.

A partir desse projeto será possível criar um ambiente colaborativo, identificar o status quo da gestão dos regionais e propor planos de melhorias adaptados às necessidades individuais e coletivas dos CRAs. Ao final da capacitação os participantes estarão aptos a executar o autodiagnóstico da gestão nos respectivos regionais, bem como a realizar a validação do autodiagnóstico de outros regionais.

O evento foi realizado pela Comissão Especial de Apoio aos Regionais. O coordenador da comissão, ADM. Rogério Elói, destacou a importância de se fazer essa análise e ter esses indicadores definidos.

“É mais uma etapa dos trabalhos que a comissão de apoio aos regionais se propõe a fazer nesse processo de construção coletiva de uma melhoria na gestão dos regionais. Esse treinamento visa trazer uma fotografia e um raio x de como está a gestão de todos os regionais e a partir dele ter uma panorama da maturidade da gestão, identificando as oportunidades de melhorias e as boas práticas de gestão”.

Para a administradora Nádia Venuto, vice-coordenadora da comissão, aprovou o encontro e afirmou que os trabalhos estão só começando.

“A gente já está trabalhando, mesmo de forma remota, e o nosso projeto é mais audacioso, a gente vai chegar ainda nos mapeamentos dos processos, nós vamos fazer esse trabalho em vários regionais. Esse é o objetivo maior, uma gestão eficiente para todo o conselho”.

O membro da Comissão de Apoio aos Regionais, Adm. Jaylson Mendonça, o futuro da gestão do Sistema é muito promissor e o grande beneficiado de todo esse processo é o profissional de administração.

“Mostra um alinhamento de informações para que possa ser realizado esse autodiagnóstico por parte dos regionais. Esse autodiagnóstico tem como missão a gente poder alinhar e entender em que momento está cada regional, cada área para daí a gente poder fazer, traçar ações e medidas para deixar todos os regionais em um nível bom de gestão”.

Para os representantes dos CRAs essa foi uma grande oportunidade de troca de experiências e vivenciar as diversas realidades do Sistema, como garante Fernanda Cachapuz, gerente executiva do CRA-SC.

“A troca de experiências entre os regionais e ter o CFA como orientador é de grande valia para que justamente a gente possa se desenvolver e ter cases no Sistema para a gente levar também para Santa Catarina”.