Você está visualizando atualmente Curso de Administração da Unesc recebe a visita de representantes do CRA-SC

Curso de Administração da Unesc recebe a visita de representantes do CRA-SC

O curso de Administração da Unesc recebeu no campus da Universidade o presidente do Conselho Regional de Administração (CRA), Djalma Henrique Hack. Em palestra aos acadêmicos da primeira fase, ele abordou a importância do desenvolvimento profissional e da relação, desde o início do curso, com o Conselho Profissional.

Ainda nesse sentido, Hack destacou que o CRA tem uma série de iniciativas para promover o acesso dos estudantes ao ambiente de formação e atuação profissional do administrador, através do CRA Jovem. Dois pontos importantes foram também apresentados pelo presidente como fundamentais na formação do administrador de empresas: o envolvimento com atividades complementares e as atividades de pesquisa e extensão para o desenvolvimento da prática profissional desde o início do curso.

Em sua explanação buscou incentivar os acadêmicos com a formação continuada em prol da futura profissão e enalteceu a importância da nova matriz proposta pelo curso. Nesse sentido, o Presidente cumprimentou o professor Edson Firmino Ribeiro, coordenador dos cursos, pela pertinência da nova matriz proposta pelas graduações de Administração e de Administração – Comércio Exterior. Da mesma forma, o professor e coordenador adjunto, Thiago Francisco, foi parabenizado pelo Presidente pela sua contribuição, desde 2021, na Câmara de Formação Profissional do CRA, responsável pela formação dos coordenadores de curso em todo o estado de Santa Catarina.

Encontro com a Reitora

Antes da palestra aos acadêmicos do curso, o presidente, acompanhado dos representantes do Sul e do extremo Sul catarinense, Neemias Veron e Eugenio Martinez, respectivamente, foram recebidos pela reitora Luciane Bisognin Ceretta, pela pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan), Gisele Coelho Lopes e pelos coordenadores do curso, Edson Firmino Ribeiro e Thiago Henrique Almino Francisco.

Na conversa informal, o presidente Djalma apresentou aos presentes a sua proposta de descentralização do Conselho. “Na minha gestão quero promover a descentralização das ações do Conselho, hoje todas vinculadas em Florianópolis. O CRA é uma autarquia jurídica, com a responsabilidade de defender a profissão, defender a sociedade dos maus profissionais e fiscalizar o registro. Uma das funções do Conselho também é servir à sociedade e como é que eu vou atender se eu não sei as suas necessidades, as suas dores. Então como presidente, junto com os demais conselheiros no estado, estamos ouvindo as entidades produtivas, as entidades empresariais, o poder público e as instituições de ensino. Queremos estar presentes para, juntos, construirmos parcerias que tragam benefícios à sociedade catarinense e aos nossos associados”, comentou.

Para o coordenador do curso, professor Edson, a visita vem para estreitar a relação entre a academia e o órgão representativo do profissional de administração de empresas. “Nosso objetivo é aproximar o curso do Conselho. Depois desses dois anos de pandemia, voltando à presencialidade, queremos mostrar aos representantes do CRA, como o nosso curso de Administração está estruturado e quais são os desafios da profissão. Quem sabe, após este encontro, possamos trocar alguma ideia do quanto que nós, aqui como instituição e curso, podemos auxiliar na formatação de um novo Conselho Regional, bem como, em uma via de mão dupla, o CRA possa trazer alguma experiência de outros lugares para melhorar o nosso curso. Hoje eles vão conhecer o que nós fazemos de bom aqui, um curso com uma grande história nestes 47 anos de existência”, comentou.

Fotos e Texto: Décio Batista/Agecom/Unesc