O UCS Teatro, em Caxias do Sul-RS, recebeu o Encontro Regional dos Profissionais de Administração da região Sul (Erpa Sul). O evento promoveu uma extensa programação com painéis e palestras voltados para o tema do encontro: “ESG: da teoria à prática”.
ESG é um trio de siglas que significa, em inglês, Environmental, Social and Governance. Trata-se de critérios usados para avaliar a sustentabilidade e o impacto social e ambiental de uma empresa. O evento foi realizado pelos Conselhos Regionais do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina (CRA-RS / CRA-PR / CRA-SC), em parceria com o CFA.
O grande destaque do dia foi o painel ESG, mediado pelo presidente do CRA-SC, Adm. Djalma Henrique Hack. Para falar do assunto, foram convidados a presidente do Conselho Consultivo do Sistema Catarinense de Comunicação, Melissa Ribeiro do Amaral; o diretor de Pessoas, Estratégia e Gestão da Irani Papel e Embalagem, Fabiano Alves de Oliveira; e o diretor fundador da Reserva Consultoria Ambiental e consultor ambiental do Condomínio Terra Ville Belém Novo Golf Club, Ricardo Lange Hentschel.
Os painelistas explicaram que as empresas que adotam práticas sustentáveis e socialmente responsáveis muitas vezes buscam destacar seu desempenho nessas áreas como parte de sua estratégia de negócios. Por isso, o ESG tornou-se uma consideração significativa para investidores, empresas e governos que buscam promover práticas mais sustentáveis e responsáveis. Essa abordagem visa não apenas o sucesso financeiro a curto prazo, mas também a criação de valor a longo prazo com considerações mais amplas para o meio ambiente, sociedade e governança.
Além disso, os painelistas apresentaram as ações e iniciativas em ESG adotadas pelas empresas onde atuam. Melissa citou projetos realizados na época da pandemia, que ajudaram muitas famílias a se comunicarem, por meio do rádio, com parentes que estavam internados.
A Irani Papel definiu compromissos ESG e alinhados com a Agenda 2030. Um deles é o compromisso de aumentar em 40% o número de mulheres no quadro funcional, sendo 50% delas em cargos de liderança.
Encerramento
O presidente do CFA, Adm. Leonardo Macedo; o presidente do CRA-RS, Adm. Flávio Cardoso Abreu; o presidente do CRA-PR, Adm. Marcelo Cipriano Padulo; e o presidente do CRA-SC, Adm. Djalma Henrique Hack, se reuniram novamente no palco para encerramento do Erpa Sul.
Djalma Hack adiantou que tem a intenção de promover o próximo Erpa Sul em Florianópolis. A expectativa é de que o evento aconteça em 2025. “Vamos nos empenhar para sediar esse belo encontro”, afirmou.
Por fim, Leonardo Macedo fez uso da palavra. “É com grande satisfação que encerramos as atividades do Erpa Sul 2023. Só posso agradecer aos três regionais que estiveram à frente do evento. O que vimos aqui já é um sinal do que veremos em maio de 2024, no Fórum Internacional de Administração, que acontecerá em Gramado”, disse.
Participação
Além do presidente, estiveram presentes em Caxias do Sul representando o CRA-SC, os conselheiros: Adm. Neemias de Brito Verom, Adm. Geraldo Luiz Kalkmann, Adm. Roberto Amaral, Adm. Carla Vanessa Merkle Titz, Adm. Leandro José João e Adm. Kéti Círico. A conselheira federal Adm. Isabela Fornari Müller. A Adm. Samara Regina Bernardino, coordenadora Geral do Núcleo de Integridade e Compliance do CRA-SC, a Adm. Raphani Valentim dos Santos, coordenadora Geral do CRA-SC Jovem. E os colaboradores: Adriana Gonçalves, Anderson Celso Dal Pont, Gisele da Silva Rodrigues e Lucas Amante Cardoso.