Síndicos Planning lança prêmio para reconhecer boas práticas na gestão condominial

 

 

 

A partir de abril, síndicos e Administradoras de Condomínios poderão inscrever até três cases nas categorias Eficiência na Gestão, Sustentabilidade, Inovação e Ação Social  
 
Com a missão de promover ações para a qualificação e a profissionalização dos síndicos e Administradoras de Condomínios, o Síndicos Planning lança um prêmio que irá revelar a força dos profissionais e das marcas catarinenses que se destacam em suas atividades, gerando valor para todos os players do ecossistema condominial. O Prêmio Síndicos Planning terá as inscrições abertas a partir do dia 1º de abril para síndicos e Administradoras de Condomínios nas categorias Eficiência na Gestão, Sustentabilidade, Inovação e Ação Social (participação comunitária). 
 
O Conselho Regional de Administração de SC é um dos apoiadores do Prêmio.
 
De acordo com Luis Pardal e Karina Kino Pardal, diretores da Inspiracom Marketing e Comunicação, empresa idealizadora do Síndicos Planning, o objetivo do Prêmio é elevar os padrões e transformar os serviços de gestão condominial. “A ideia é incentivar empresas e profissionais que atuam de forma diferenciada para promover a excelência na gestão, a inovação, o desenvolvimento sustentável e ações sociais. Além disso, queremos compartilhar iniciativas que possam inspirar outros profissionais e organizações a inovar com ações efetivas na melhoria de resultados e a valorizar o setor condominial, tornando Santa Catarina uma referência no mercado nacional”, resumem.
 
Secretário de Desenvolvimento Econômico de Blumenau, Moris Kohl acredita que além de incentivar e valorizar boas práticas na administração condominial, o Prêmio Síndicos Planning é uma forma de estreitar os relacionamentos entre os profissionais da área, fomentar novas oportunidades e dar destaque à expressividade do setor condominial. “Acredito que esta iniciativa de criar um prêmio exclusivo para esta categoria vai ajudar a fomentar o setor condominial na nossa região e com certeza trará grandes resultados a todos os envolvidos”, ressalta o secretário.
 
Referência para o setor
 
O presidente do Secovi Florianópolis/Tubarão, Fernando Amorim Willrich, reforça a importância do Prêmio para os profissionais da administração condominial, que, na sua opinião, nem sempre têm o reconhecimento merecido pelo seu trabalho. “A nossa atividade condominial muitas vezes é relegada a segundo plano, costumo dizer que é o “patinho feio” do mercado imobiliário porque apesar de tão importante não é muito reconhecida. Portanto, a ideia de premiar profissionais que se destacam e as iniciativas de inovação é fundamental para que as pessoas que dedicam a vida a esse mercado sejam valorizadas”, enfatiza. 
 
Para Willrich, a premiação vem em boa hora no sentido de reconhecer e agradecer a estes profissionais que precisam da empatia da sociedade, dos clientes e dos próprios pares. “Qualquer mercado tem aqueles profissionais que são referência, então porque não reconhecer isso no nosso mercado? É de extrema importância identificar esses profissionais como um exemplo a ser seguido na sua área, para que os outros tenham em quem se espelhar. E espero que o prêmio seja uma iniciativa perene, se possível, que a partir desta primeira edição seja realizada anualmente”, pondera.
 
Responsabilidade socioambiental
 
Na opinião do economista e coordenador do curso de Economia da Furb, Presidente do Conselho de Administração da BluSol, que também já atuou como síndico por duas vezes em um condomínio de Balneário Camboriú, Ralf Marcos Ehmke destaca que uma das grandes vantagens de um prêmio como esse é tornar públicas as boas práticas dentro de condomínios. “É uma oportunidade única de reconhecer a criatividade da gestão em soluções como reuso da água, eficiência do uso de energia como luz e gás, sistemas de monitoramento eficiente, horta comunitária, entre outras ações sustentáveis”, observa.  
 
Com experiência na participação do Certificado e Troféu de Responsabilidade Social da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, premiação recebida pela BluSol, Ehmke salienta que as categorias do Prêmio Síndicos Planning também abrangem os aspectos da responsabilidade socioambiental: Eficiência na Gestão, Sustentabilidade, Inovação e Ação Social. “É uma excelente iniciativa para repensarmos nossas práticas na gestão de condomínios. Assim como as empresas veem isso como um direcionamento estratégico de sua imagem, as externalidades da boa gestão de um condomínio provocam também a valorização da propriedade e porque não do seu entorno”, pontua.
 
Como participar         
 
Síndicos e Administradoras de Condomínio poderão inscrever gratuitamente até três cases enquadrados dentro das categorias Gestão, Sustentabilidade, Inovação e Ação Social (Participação Comunitária). As inscrições deverão ser realizadas seguindo as regras estipuladas no regulamento que será publicado no site diretoriocondominial.com.br.  O prazo para as inscrições será de 1º de abril a 30 de maio.                          
                                                  
No mês de junho, um comitê de jurados composto por integrantes de entidades representativas do segmento condominial em Santa Catarina, professores e membros do corpo diretivo de universidades, além de personalidades reconhecidas no segmento, irá selecionar os três melhores cases em cada categoria. 
 
Os 12 cases classificados serão apresentados em vídeo no site, a partir de 1º de agosto, quando será aberta a votação para a escolha do melhor case de cada categoria. Poderão votar síndicos, administradoras, empresas fornecedoras de produtos ou serviços do segmento e o público interessado em gestão condominial.
 
Dos 12 cases finalistas, 4 cases – um por categoria – serão os vencedores revelados durante o evento de premiação. Todos os finalistas serão homenageados e receberão placa e certificado. Os quatro cases vencedores receberão troféu, certificado e terão ampla divulgação na imprensa e nas plataformas do Síndicos Planning. Os síndicos e administradoras premiados terão sua foto na capa da revista Diretório Condominial e um resumo dos cases e foto dos autores no caderno especial do Prêmio na revista Diretório Condominial. A cerimônia de premiação será realizada no evento de celebração do Dia do Síndico, no dia 6 de novembro, em Blumenau (SC), seguida de jantar com muitas atrações e mini Oktoberfest.
 
Importantes Entidades do segmento já confirmaram o apoio ao Prêmio Síndicos Planning:
 
ACE – Associação Catarinense de Engenheiros
CRA-SC – Conselho Regional de Administração de Santa Catarina
CREA-SC – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina
CRECI SC – Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Santa Catarina 
FURB – Fundação Universidade Regional de Blumenau 
ICAEPS – Instituto Catarinense de Educação Profissional
SEAC SC – Sindicato Empresas de Asseio Conservação e Serviços terceirizados
SECOVI Blumenau e Região 
SECOVI Norte
SECOVI Região Florianópolis e Tubarão
Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Empreendedorismo
SINDESP SC – Sindicato das Empresas de Segurança Privada do Estado de Santa Catarina.