Baixa de Responsabilidade Técnica
A baixa da responsabilidade técnica não se confunde com o cancelamento do registro.
Para solicitar a baixa de responsável técnico, é necessário:
- Acessar o nosso canal de autoatendimento (Serviços Online),
- Acessar o ambiente online com o CPF e senha;
- Após realizar o login, clicar em “Requerimentos” (na parte inferior esquerda da tela), aguardar o carregamento da página e selecionar o requerimento desejado (“Inclusão/Substituição de Responsável Técnico” ou “Exclusão de Responsável Técnico”);
- Seguir as orientações do sistema e anexar a seguinte documentação comprobatória:
- Termo de Baixa de RT (modelo) – obrigatório para os casos de exclusão ou substituição de RT;
- Assinar digitalmente o documento com o Termo de Veracidade das Informações e a documentação anexada, que será enviado pelo CRA-SC via e-mail para assinatura após a conferência da documentação. (Obrigatório)
Após todas as etapas acima concluídas, o processo será analisado pela equipe do CRA-SC e, caso esteja tudo adequado, o pedido será deferido.
IMPORTANTE: Quando a indicação do Responsável Técnico recair sobre Gestor, Tecnólogo, Mestre ou Doutor em Administração, a sua formação deverá ser afeta ao objeto social da Empresa, considerando que sua habilitação é restrita à sua formação acadêmica. Somente o Administrador poderá assumir Responsabilidade Técnica por empresa com atuação em mais de uma área ou campos distintos da Administração (empresa com atuação generalista).
Atenção: Ao realizar a Baixa de Responsabilidade Técnica, caso não haja outro profissional em situação regular como responsável técnico, a empresa estará passível de Fiscalização.
Caso necessite de nova Certidão de Registro e Regularidade, favor entrar em contato com o CRA-SC. O processo de troca de responsável técnico leva em média 10 dias para ser concluído