No momento, você está visualizando CFA vai retomar Programa de Certificação Profissional do Sistema CFA/CRAs

CFA vai retomar Programa de Certificação Profissional do Sistema CFA/CRAs

O Conselho Federal de Administração (CFA) publicou, no último dia 4 de abril, a Resolução Normativa CFA nº 645, que dispõe sobre o Programa de Certificação Profissional do Sistema CFA/CRAs. A norma em vigor estabelece as novas regras para participar da iniciativa da autarquia que visa, entre outras coisas, aferir a qualidade do profissional registrado, comprovando sua competência nos campos da Administração.

De acordo com a RN, a certificação será oferecida na modalidade prova. Poderão participar os profissionais de Administração de nível superior inscritos em CRA, que estejam em dia com suas obrigações junto ao Regional e não tenham sofrido nenhuma condenação ético-disciplinar no Sistema CFA/CRAs.

Posteriormente, o CFA divulgará o edital com os requisitos para a obtenção da Certificação. O documento ainda passará pelo Plenário da autarquia, onde será avaliado para ser aprovado.

Sobre a Certificação

Criado pelo Conselho Federal de Administração (CFA), o Programa visa distinguir profissionais regularmente inscritos em Conselho Regional de Administração, mediante comprovação de suas competências nos campos da Administração por meio da aplicação de prova.

Quando o Programa foi lançado, apenas os profissionais que atuavam com RH eram certificados. Contudo, nas edições passadas, a iniciativa passou a incluir profissionais de Administração das seguintes áreas: Administração e Seleção de Pessoal – Recursos Humanos, Administração de Materiais – Logística, Administração Financeira, Administração Mercadológica – Marketing – Administração de Vendas e Administração da Produção. Recentemente, o Programa incluiu mais três áreas: Organização, Métodos, Informações e Sistemas (OMIS), Gestão da Saúde e Gestão Pública.

Para obter a Certificação, é necessário aferir o conhecimento por meio de uma prova. A Avaliação é elaborada e aplicada por uma Instituição de Ensino parceira do CFA. Nas edições passadas, a parceria foi feita com a Fundação Getulio Vargas (FGV). Na ocasião, foram cobrados assuntos relacionados à área do qual o profissional quer obter a Certificação.