O concurso nacional “Prêmio Espírito Público” anunciou na última semana, a lista de finalistas para o ano de 2024. A premiação reconhece e valoriza profissionais públicos com determinação para agir em busca de melhorias efetivas para a sociedade e busca dar visibilidade para servidores que contribuem para o desenvolvimento do país.
As conselheiras do CRA-SC, Adm. Karen Bayestorff e Adm. Carla Giani da Rocha são finalistas do prêmio. Servidoras públicas do Governo do Estado de Santa Catarina, as Administradoras foram indicadas pelo projeto de criação de uma Central de Compras Públicas que faz parte do Programa Compras SC do Governo do Estado.
“É um orgulho para todos os profissionais da Administração do estado, a indicação das conselheiras Carla e Karen ao Prêmio Espírito Público. As Administradoras são exemplos para os profissionais que atuam na área, colocando as ferramentas da Administração em prática, em prol de toda sociedade catarinense”, destaca o presidente do CRA-SC, Adm. Djalma Henrique Hack.
O projeto é finalista da categoria “Gestão e Planejamento” e destaca-se pela transição de um modelo descentralizado de compras públicas para um centralizado, onde um único órgão passou a conduzir todos os processos licitatórios do Poder Executivo estadual. A centralização visa a qualificação do gasto público, a partir da otimização de recursos humanos, processos e custos, trazendo melhorias significativas em termos de eficiência e transparência.
A metodologia do projeto incluiu várias etapas, como o diagnóstico das compras públicas, benchmarking nacional e internacional, mapeamento de riscos e cocriação com os servidores de vários órgãos do Governo para a organização administrativa da Central. Os resultados obtidos foram significativos: uma economia de R$ 83 milhões em 2023 e além da redução significativa no tempo médio de licitação.
O anúncio dos ganhadores e a cerimônia de premiação acontecerá no dia 25 de julho de 2024.
Fonte e foto: Governo do Estado de SC