Fórum Estadual de Administração 2020 é sucesso de público no Youtube do CRA-SC

Evento foi transmitido ao vivo no dia em que se comemoram os 55 anos de regulamentação das Profissões da Administração
 
O Fórum Estadual de Administração 2020 foi realizado nesta quarta-feira, 9 de setembro, no Youtube e Facebook do CRA-SC. O evento marcou as celebrações dos 55 anos de regulamentação das Profissões da Administração no Brasil. Foram mais de 10 atrações durante todo o dia que movimentaram Administradores, Tecnólogos e estudantes de todo o estado.
 
O presidente da autarquia, Adm. Paulo Sérgio Jordani, foi o responsável por dar boas-vindas aos espectadores. “Primeiramente feliz Dia do Profissional da Administração a todos! Fazemos parte da maior profissão do Brasil, com mais de 4 milhões de formados. Neste ano, o Fórum está sendo realizado de forma virtual, por conta da pandemia do coronavírus. A nova realidade fez o Conselho se reinventar e de forma ágil promover um evento com a mesma qualidade por meio de plataformas virtuais. Desejamos um grande Fórum a todos”.
 
A palestra de abertura foi proferida pelo Adm. Cláudio Roberto Vicente, professor de graduação e pós-graduação e sócio-gestor do Instituto FOCO. O evento inicial, Ideia.Adm in Company, foi realizado em parceria com a CASAN. Os moderadores Fabiane Tasca, gestora da Universidade Corporativa da CASAN, e Igor dos Santos, especialista em Gestão de Pessoas, fazem parte do corpo técnico da Companhia. Com o tema”Gestão de Pessoas – Caso Disney”, foi apresentado o modelo da empresa norte-americana, baseado em propósito e excelência. 
 
No período vespertino, uma série de painéis foi promovida em parceria com as câmaras setoriais. A Câmara de Formação Profissional promoveu “Uma reflexão a respeito dos desafios propostos pelas novas DCNs do curso de Administração”. Participaram do evento ao vivo, o Adm. Thiago A. Francisco, membro da Câmara de Formação Profissional e pós-doutor em Administração, e a Adm. Claudia Stadtlober, diretora de Formação Profissional do CFA. Foram debatidas as novas Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de bacharelado em Administração, elaboradas pelo Conselho Nacional de Educação do Ministério da Educação. As bases de discussão e o contexto da aprovação das DCNs foram assuntos abordados pelos painelistas.
 
O Painel Adm Mulher levou ao público a trajetória profissional de três Administradoras. Participaram do evento, a Adm. Evanir Dario, primeira mulher presidente do CRA-SC, a Adm. Karen Bayestorff, conselheira do CRA-SC, e a Adm. Carla Merkle, perita Avaliadora Judicial. As Administradoras contaram os principais desafios enfrentados em suas trajetórias profissionais e a importância das mulheres nos papéis de liderança nas organizações. 
 
A Câmara de Administração Privada evidenciou “A contribuição da tecnologia com a Administração”. O coordenador executivo da Câmara e executivo de negócios e inovação, Adm. Jean Carlos de Abreu, mediou o debate que contou com a participação do Adm. Cairo Augusto Luz, coordenador do Núcleo de T.I. da Câmara de Administração Privada, o Adm. Douglas Quirino Marson, membro do Núcleo de T.I., e o Adm. Ricardo Martins, diretor financeiro da BRAVE. Os participantes discutiram as inovações tecnológicas e como os Administradores devem utilizá-las no dia a dia das empresas, especialmente em tempos de pandemia. 
 
Um dos destaques da programação foi o Workshop “LGPD/Compliance/Governança”. Participaram da atração, o co-fundador da Safera Data Protection, Ramicés dos Santos Silva, e a Drª Amanda Rocha, especialista em Compliance e Direito digital. Em um momento marcado pela ampla interação entre painelistas e público, foram explicados os motivos para criação da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, destacados os principais pontos e mudanças da nova Lei, a importância do tratamento de dados, entre outros.
 
O Núcleo de Previdência e Planejamento Financeiro para Pessoas e Famílias da Câmara de Administração Privada do CRA-SC apresentou o painel “Previdência Social e Previdência Complementar – CRAPREV”. O Adm. Adm. Tulnê Sebastião Velho Vieira, sócio diretor da Data A Soluções, e a Adm. Marina Vieira Fabro, especialista em previdência social, participaram do painel. Os Administradores analisaram a Reforma da Previdência aprovada nos últimos anos no país, a importância do investimento em previdência privada e o CRAPREV, previdência complementar oferecida pelo CRA-SC aos registrados.
 
O CRA-SC Jovem abordou “Consultoria: Carreira promissora na Administração?”. O delegado do CRA-SC na Seccional Serra Catarinense e coordenador executivo CRA-SC Jovem, Adm. Everto Farina, interagiu com o Adm. Miguel Rivero Neto, CEO da Startup Airbox.tech e da VEC – Valor e Competência. Os Administradores analisaram as possibilidades de atuação na área de Consultoria e como o acadêmico deve se preparar para trabalhar como consultor.
 
Já o Núcleo de Administração de Condomínios da Câmara de Administração Privada lançou durante o Fórum, o E-book “Convivência em Coletividade e a Evolução no Processo de Administração de Condomínios”. Participaram do painel de lançamento a Adm. Neusa Maria Tribeck Ferreira, coordenadora do Núcleo de Administração de Condomínios e Organizadora do livro virtual, o Adm. João Luiz Carésia, membro do Núcleo, e o especialista em Condomínios, José Luís Pardal, além da mediadora Adm. Adilene Hensel Matias, membro do Núcleo. O livro está disponível gratuitamente no site do Conselho Regional de Administração de SC, clique aqui e acesse.
 
Durante a programação, foi divulgado o vídeo promocional da III Jornada de Integração Acadêmica em Administração. O conselheiro e coordenador-geral do CRA-SC Jovem, Adm. João Cesar Pellin, foi o responsável por ancorar o lançamento da peça audiovisual que conta com depoimentos de professores e alunos vencedores das primeiras edições do torneio gerencial. 
 
A palestra Magna do Evento foi brilhantemente apresentada pelo Adm. Fabrício Schveitzer, mestre em Administração e diretor de Operações da Sienge (Softplan), com o tema, “O mundo está mais complexo, ficará mais complexo e mais especialista. Quais oportunidades profissionais se abrirão nos próximos anos e quais os conhecimentos necessários para capturar essas oportunidades?”. Fabrício iniciou a explanação abordando os vetores da complexidade: velocidade e diversidade. Segundo o palestrante, as empresas e pessoas estão tentando dominar todo tipo de conteúdo, “é impossível saber tudo sobre todos os conteúdos, mas é possível desenvolver as capacidades de fazer as perguntas certas. A chave é saber perguntar”.
 
O maior desafio dos gestores atualmente é vender tempo, o recurso mais escasso para todas as pessoas. “A gestão nunca foi tão demandada. Para vender tempo, devemos utilizar o tripé: Conhecimento, Capacidade de simplificação e Tecnologia. Vale sempre destacar, sem a tecnologia é muito difícil que se alcance a alta performance”, exalta. A palestra foi encerrada com as projeções de mercado do especialista para os próximos anos. “Nós passaremos por uma consolidação do trabalho remoto ou parcialmente remoto. Também estarão em evidência, os negócios móveis (equipes que são contratadas de forma temporária e espacial), além da forte integração entre indústria, varejo e consumidor final, e o fortalecimento dos consórcios e dos negócios de nicho (plataformas digitais que permitem negócios cada vez menores). 
 
Todos os vídeos do Fórum Estadual estão disponíveis gratuitamente no Youtube da autarquia. Assista: https://www.youtube.com/channel/UCVdkzO_5Mej1DbJCVTydVeQ