Você está visualizando atualmente CRA-SC adere ao movimento  “Educando Cidadãos: o que todos nós temos a ver com a corrupção”? 

CRA-SC adere ao movimento  “Educando Cidadãos: o que todos nós temos a ver com a corrupção”? 

Está formalizada a adesão do Conselho Regional de Administração de SC ao movimento “Educando Cidadãos: o que todos nós temos a ver com a corrupção”?. Nesta terça-feira, 19 de março, foi assinado o termo oficial de entrada da autarquia na iniciativa.

Idealizado pelo promotor de Justiça Affonso Ghizzo Neto, o movimento “Educando Cidadãos: o que todos nós temos a ver com a corrupção”? reúne diversas entidades, empresas, instituições de ensino e sociedade civil com foco em desenvolver ações educativas e de conscientização sobre os danos que a corrupção implica no desenvolvimento social, político, econômico e no progresso do Brasil.

O termo foi assinado na sede do CRA-SC, em Florianópolis, com a presença do presidente do CRA-SC, Adm. Djalma Henrique Hack; a coordenadora do Núcleo de Integridade e Compliance do CRA-SC, Adm. Samara Bernardino; os coordenadores do Educando Cidadãos Affonso Ghizzo Neto e Adm. Rubens Ricardo Franz; além da procuradora jurídica do CRA-SC Giselle Araújo e o coordenador de Comunicação Institucional, Anderson Dal Pont.

“Em sua atuação, o CRA-SC irá promover a divulgação das peças publicitárias e auxiliar na adesão de novos parceiros ao movimento. Também deixamos o Conselho à disposição para contribuir na formação de voluntários e ampliação das ações empreendidas”, destacou o presidente do CRA-SC, Adm. Djalma Henrique Hack.

As ações de promovidas pelo CRA-SC em aderência ao Educando Cidadãos, serão acompanhadas pelo Núcleo de Integridade e Compliance. Em breve o CRA-SC divulgará aos seus registrados a possibilidade de participação e atuação voluntária nesse movimento a favor da cidadania.

Educando Cidadãos

Há 29 anos, anualmente, a Transparência Internacional publica o Índice de Percepção de Corrupção (IPC) indicando o grau em que a corrupção é percebida entre 180 países. O combate à corrupção é construído sobre três pilares de controle: o judicial, o político e o social. O Brasil caiu 10 posições no IPC de 2023, registrando pobres 36 pontos (104ª posição), ficando entre os dez países mais corruptos do mundo.

Neste cenário, o movimento terá como objetivo estabelecer um contato educativo para formação de cidadãos ativos e conscientes, prontos para a atuação preventiva e estratégica no combate à corrupção, além de incentivar as novas gerações para que atuem como agentes transformadores em busca de mudanças positivas e comportamento.

A mídia e os meios de comunicação de massa são primordiais para que se possa reformular a sociedade, desde que se comprometam com os anseios sociais oferecendo informações diversificadas para que a sociedade possa formar juízos de valor sobre a relevância social que deve ser dada ao tema com empenho para que opiniões e verdades não sejam omitidas. Com este propósito mais parceiros estão aderindo ao movimento.

Mais parcerias

Nesta terça-feira, o grupo também formalizou o apoio da Prefeitura Municipal de Florianópolis, onde os alunos das escolas municipais receberão aulas sobre o projeto, e da ACAERT, que fortalecerá as ações de divulgação e marketing do movimento.

Interessados em conhecer a iniciativa podem acessar a rede social do movimento Educando Cidadãos.