Os 27 presidentes dos Conselhos Regionais de Administração (CRAs) se reuniram em Brasília, nos dias 4 e 5 de dezembro, no último Fórum de Presidentes do Sistema CFA/CRAs de 2023. O presidente do CRA-SC, Adm. Djalma Henrique Hack, participou das atividades.
O encontro, liderado pelo presidente do Conselho Federal de Administração (CFA), Adm. Leonardo Macedo, também teve a participação da diretoria do CFA.
Na abertura do Fórum, Leonardo fez um breve balanço do seu primeiro ano de gestão e também falou das das suas expectativas para o próximo ano. Segundo ele, foi um ano de trabalho árduo com foco na atividade fim do Sistema CFA/CRAs: a fiscalização.
“Precisamos garantir e defender as prerrogativas dos profissionais de Administração e, neste ano, conseguimos implementar o Prospecta Pessoa Jurídica e o Prospecta Pessoa Física, ferramenta que está tornando a nossa fiscalização muito mais eficiente. O CRA-PB, por exemplo, começou a usar e está colhendo bons frutos começaram a surgir: a entrada de novos registrados no CRA já está maior que o fluxo de saída”, disse.
Leonardo também destacou os bons resultados do Proder em 2023 e, junto aos presidentes dos regionais, assumiu o compromisso de continuar com a iniciativa no próximo ano. Os projetos aprovados atenderam demandas dos CRAs em três áreas: fiscalização, desenvolvimento institucional e melhorias na estrutura física. Ao todo, foram repassados mais de R$ 4 milhões aos Regionais.
O CRA-SC foi destaque nacional. A autarquia obteve a maior pontuação entre os 27 CRAs, numa avaliação de performance em sete indicadores.
“Esse é um resultado que nos deixa felizes e mais desafiados a continuar o processo de mudança e melhorias, mostrando que estamos no caminho certo. Essa conquista se deve ao empenho e dedicação dos colaboradores, conselheiros e voluntários do CRA-SC. Tudo em prol dos registrados e sociedade catarinense”, destacou o presidente Djalma Hack.
O Hércules Falcão abre espaço para a divulgação de boas práticas do Sistema CFA/CRAs. Dentro da temática de fiscalização e registro, vários CRAs apresentaram pautas como Carteira de Identidade Profissional, Sistema Eletrônico de Cadastro Unificado, Política de Gestão de Riscos, normatização de atuação de RTs, gestão de cobranças administrativas e judiciais.
Também foi colocado em discussão o calendário e a extensa agenda de 2024 incluindo encontros internos de áreas de atuação do Sistema como fiscalização, jurídica, comunicação e TI, além dos calendários de fóruns e eventos.