Santa Catarina se destaca por ser um lugar onde as pessoas têm visão de futuro e trabalham juntas, o que atrai cada vez mais investimento e cria oportunidades, tornando-se um local conhecido por ser um polo de empreendedorismo no Brasil.
Nesse cenário de progresso e inovação, um projeto se destaca: o “SC que dá certo”, uma iniciativa da NSC, que é mediada pelo apresentador do NSC Notícias, Fabian Londero. O projeto tem como objetivo proporcionar um espaço para empreendedores do Estado compartilharem suas histórias inspiradoras, insights valiosos e desafios superados com o público em uma série de eventos realizados em diferentes localidades de Santa Catarina.
E nesta terça-feira (15), no auditório do Senac, em Tubarão, aconteceu o último painel do “SC Que Dá Certo”’ de 2023. No palco, três palestrantes apresentaram valiosas dicas para aqueles que desejam iniciar o seu próprio negócio: Luana Bortolotto, diretora financeira do Grupo Veneza, Dayane Titon, diretora comercial e de marketing da Baly Bebidas do Brasil, e Kessey Maria, fundadora da Via Laser.
Saiba a diferença entre ser empresário e empreendedor
Ser empresário é uma fase temporária na vida, sujeita a mudanças. Em contrapartida, ser empreendedor não é uma profissão, mas envolve atitudes e comportamentos que as pessoas adotam, independentemente de terem um negócio estabelecido. E entender essa distinção foi crucial para Luana Bortolotto, uma das fundadoras da Nonna Luiza.
“Compreender a diferença entre ser empresária e ser empreendedora foi uma virada de chave para a empresa. Eu e minha irmã éramos boas empresárias, mas foi como empreendedoras que de fato nos envolvemos ainda mais nos processos do nosso negócio. Fomos atrás de entender o que o cliente queria, e decidimos que íamos fazer isso dar certo. Tivemos que escolher entre parar ou crescer”.
Luana Bortolotto, juntamente com sua irmã Clarissa, deu início em 2021 a uma jornada culinária ao fundar a Nonna Luiza, uma marca especializada em massas e molhos caseiros, oriundos do Ristorante Veneza, na cidade de Nova Veneza. A concepção de vender as deliciosas criações do restaurante para os clientes floresceu em meio ao cenário desafiador da pandemia.
Atualmente, Luana, desempenhando o papel de Gerente Administrativa e Financeira, presencia a expansão da Nonna Luiza, que agora está presente nas prateleiras das principais redes de supermercados de toda a região Sul. A presença da marca se estende por diversas cidades de Santa Catarina — Araranguá, Balneário Camboriú, Blumenau, Cocal do Sul, Criciúma, Florianópolis, Içara, Itajaí, Joinville, Nova Veneza, Palhoça, São José, Siderópolis, Tubarão e Turvo. Além disso, as iguarias culinárias da Nonna Luiza também estão presentes em Porto Alegre e Torres no Rio Grande do Sul, assim como em Curitiba, capital do Paraná.
A importância de inovar
Dayane Titon desempenha o papel de Diretora Comercial e de Marketing na renomada Baly Bebidas do Brasil. A empresa, cujas raízes foram iniciadas na cidade de Tubarão em 1997, assume uma posição de destaque no setor de bebidas, incluindo energéticos, destilados e refrigerantes. Ela destacou a importância de inovar:
“A reinvenção de um produto que já existia trouxe uma revolução inesperada ao mercado, marcando uma virada surpreendente para a nossa empresa. Essa transformação foi o nosso ‘pulo do gato’ e nos mostrou a importância da inovação. Às vezes, a chave para a inovar não está em buscar algo completamente novo, mas sim em examinar o mercado com olhos atentos para descobrir como aprimorar o que já existe. Ao compreender profundamente as necessidades dos nossos clientes, encontramos maneiras de aliviar suas dores”.
Sob a liderança de Dayane, e seu irmão Mario Jr., alguns marcos significativos surgiram na trajetória da empresa com o lançamento do energético Baly em 2009, e durante a pandemia, onde a empresa inovou no mercado com os energéticos saborizados. Estes eventos resultaram na consolidação da empresa como marca brasileira líder de energéticos no Brasil.
A presença da marca se estende por todo o território brasileiro e já está presente em diversos países: Uruguai, México, Estados Unidos, Chile, além do Paraguai, onde a empresa é líder.
Invista em pessoas
Investir nas pessoas é a chave para um crescimento sólido e duradouro, além de influenciar diretamente no clima organizacional da empresa. E quando o ambiente de trabalho melhora, a qualidade das entregas e o aumento dos resultados logo aparecem. Maria Kessey, fundadora da Via Laser sabe bem disso, e trouxe um insight valioso sobre o assunto. “Ao priorizarmos o desenvolvimento dos nossos colaboradores, estamos construindo a base de uma equipe mais engajada e produtiva. Investir nas pessoas não só enriquece a jornada profissional de cada um deles, mas também impulsiona a empresa a atingir os seus objetivos”.
A Via Laser surgiu como uma destacada empresa no setor da estética, com sua ênfase voltada para os processos de depilação a laser e revitalização da pele. Sua origem começa em novembro de 2011, na cidade de Criciúma, sendo idealizada por Kessey Maria e Kilmer Duarte Lima.
A trajetória da empresa teve início com atendimentos em Santa Catarina, porém evoluiu para atender a região Sul. A partir de 2019, seu alcance ultrapassou fronteiras e hoje está presente em 103 cidades e 20 estados, incluindo seis clínicas em pleno funcionamento na capital paraguaia, Assunção, e mais uma no município de São José, na Costa Rica. O cenário atual mostra um quadro onde 162 clínicas da Via Laser, estrategicamente posicionadas por todo o território brasileiro, Costa Rica e Paraguai, prestam cuidados e serviços.
Tubarão: Cultivando qualidade de vida
Com uma população de 114.389 habitantes de acordo com a prévia do Censo Demográfico 2022, Tubarão destaca-se não apenas na região Sul do Estado, mas em toda Santa Catarina. Seu setor comercial é vital para a economia, especialmente o comércio varejista não especializado, que contribuiu com R$ 251 milhões em valor agregado em 2021, segundo a Secretaria da Fazenda do Governo de Santa Catarina. A cidade tem a visão de se tornar o melhor município para se viver no Brasil até 2050, impulsionada pelo projeto Tubarão 180º. O projeto Tubarão 180º pretende construir uma cidade mais humanizada, inteligente e sustentável, estabelecendo seis objetivos fundamentais:
Promover a melhoria da qualidade de vida.
Promover a elevação da renda da população.
Elevar o grau de qualificação da população.
Promover a cultura de empreendedorismo, criatividade e inovação.
Melhorar a mobilidade urbana.
Melhorar a comunicação entre governo e cidadãos.
O “SC Que Dá Certo” contou com o apoio das instituições Fepese, Fecoagro, Fiesc, CREA-SC, BRDE e CRA-SC.